O estacionamento digital nada mais é do que obter mais controle, agilidade e conveniência, seja administrador ou cliente que usa o serviço. Entenda! A transformação tecnológica já não é mais uma tendência, é uma necessidade em praticamente todos os segmentos de serviços e atuação. E para quem administra um estacionamento não é diferente, porque acompanhar […]
O estacionamento digital nada mais é do que obter mais controle, agilidade e conveniência, seja administrador ou cliente que usa o serviço. Entenda!
A transformação tecnológica já não é mais uma tendência, é uma necessidade em praticamente todos os segmentos de serviços e atuação.
E para quem administra um estacionamento não é diferente, porque acompanhar essa mudança significa ganhar eficiência, reduzir custos e melhorar a experiência dos clientes para, assim, fidelizá-los.
Um estacionamento digital oferece recursos que vão muito além do simples controle de entradas e saídas, tornando-se uma ferramenta estratégica de gestão e de competitividade.
Um estacionamento digital é aquele que utiliza tecnologias integradas para automatizar processos, otimizar a operação e oferecer mais comodidade aos clientes.
Mais do que modernizar o controle de entrada e saída de veículos, o estacionamento digital melhora a gestão de estacionamentos, sendo capaz de reduzir fraudes, gerar relatórios automáticos sobre o negócio e permitindo reservas de vagas por aplicativo.
O resultado é uma operação mais eficiente, segura e previsível (no sentido positivo), que atende tanto às necessidades dos administradores quanto às expectativas dos usuários.
E para poder entender melhor e, quem sabe, implementar, listamos oito dicas práticas para você digitalizar seu negócio e melhorar o padrão de atendimento, aproveite!
O monitoramento em tempo real é um recurso que te permite acompanhar a ocupação das vagas e identificar padrões de uso.
Isso facilita no sentido de dar mais informações antes de tomar decisões estratégicas e ajuda a otimizar a operação diária. Fora que os relatórios automáticos oferecem dados confiáveis sobre fluxo, horários de pico e permanência média, sem a necessidade de registros manuais.
Com isso, pode implementar, por exemplo:
E se todas as informações de entrada, saída, pagamentos e cadastros estão centralizadas em um sistema, os erros operacionais tendem a diminuir drasticamente.
Faz bem exercitar a memória e organização pessoal, porém não dá para competir com a tecnologia nesse sentido, por isso, o uso de dados integrados evitam falhas humanas e tornam o processo mais transparente, proporcionando segurança tanto para os gestores quanto para os clientes.
Uma das tecnologias para estacionamentos mais interessantes é a LPR (License Plate Recognition) que faz a leitura automática das placas dos veículos, dispensando tickets físicos.
Isso agiliza a entrada e a saída, aumenta a segurança e reduz as chances de fraudes. Com a automatização, estará garantindo a confiabilidade e melhora na experiência dos usuários.
Imagine um mundo sem mais papeizinhos de estabelecimentos comerciais?
Pois bem, é exatamente esse incômodo desnecessário que o uso de tickets em papel causa, um gargalo comum nos estacionamentos tradicionais, nos saquinhos de lixo dos veículos e nas mesas e bolsas de várias pessoas.
Ao eliminá-lo, o processo de check-in e check-out se torna mais rápido, eficiente e limpo.
Prática que reduz filas, facilita o fluxo em horários de maior movimento e contribui para uma operação mais sustentável, sem desperdício de recursos. Algumas opções para isso são:
Métodos de pagamento digitais também fazem o estacionamento digital, pois já estão no dia a dia das pessoas.
Ao oferecer PIX, carteiras digitais ou cobrança direta por aplicativo, não estará tomando o tempo dos clientes. Além de atender às expectativas dos mais modernos, reduzindo o manuseio de dinheiro em espécie, o que aumenta a segurança da operação.
Indo de encontro à eliminação dos papéis, os recibos digitais são outra praticidade tecnológica essencial. O envio automático por e-mail ou SMS dá confiança ao cliente, que passa a ter um registro seguro de cada utilização.
Além disso, a digitalização dos comprovantes simplifica a gestão financeira e contábil do estacionamento.
Recurso que elimina fraudes e coloca o controle diretamente nas mãos do conveniado, que valida o ticket de forma totalmente digital.
Dessa forma, a validação deixa de depender do caixa e o processo é automatizado, garantindo mais agilidade, segurança e autonomia para quem usa o estacionamento.
Talvez um dos recursos mais úteis para as pessoas e que já pode ser adotado.
A possibilidade de reservar vagas pelo aplicativo, é um verdadeiro diferencial competitivo, recurso que garante praticidade ao cliente e melhora o planejamento do fluxo de veículos.
Para empresas, pode significar também contratos corporativos mais organizados e alinhados à demanda real de uso.
E claro, um estacionamento não pode se dizer digital sem ter programas de fidelidade práticos.
Que usem o histórico de utilização de cada cliente. Recurso que melhora o relacionamento, aumenta a frequência de uso do serviço e gera valor agregado ao negócio.
Pense que todo benefício personalizado ajuda a transformar a experiência dos clientes ocasionais em usuários recorrentes.
Ter um estacionamento digital é investir em eficiência, segurança e fidelização, e como sabemos que isso faz toda a diferença, nos colocamos à disposição para te apresentar essas inovações e fazer seu negócio virar um sucesso, basta acessar a Valeti.